4.06.2011

Design de Móveis: o que é, o que faz, quais os projetos e as áreas de atuação no mercado de trabalho

with 0 comentários
  

Situado dentre as várias áreas de atuação do Design de Produtos, o chamado Design de Mobiliário implementa especificações técnicas na continuidade do trabalho desse tipo de designer. Atua na execução de vários tipos de desenhos, na adaptação de produtos ao contexto fabril, na elaboração de dossiês técnicos e processos de execução e montagem, planeando e acompanhando a operacionalização da execução até à comercialização do produto. Assim, cabe ao designer de móveis possuir competência para executar desenhos técnicos de criação, efetuar adaptações/recriações de produtos, elaborar planos de execução e montagem, otimizar os processos de execução dos produtos no contexto produtivo, elaborar dossiês técnicos e determinar custos de Produção.
O profissional em Design de Móveis deverá ser capaz de:
    
             Elaborar projetos de Design de Móveis com ênfase na inovação e na criação de novos processos;
             Adequar os projetos de Design de Móveis às necessides do  usuário e às demandas do mercado;       
             Definir características estéticas, funcionais e estruturais do projeto de Design; 
             Aplicar métodos e técnicas de preservação do meio ambiente no desenvolvimento de projetos;     
             Saber adequar aspectos ergonômicos ao projeto de móvel;
             Criar e projetar móveis;
             Realizar estudos volumétricos por meio de perspectivas, maquetes e/ou maquetes eletrônicas.

E tratando-se do requesito campos de atuação, encontramos a Indústria moveleira, empresas e escritórios de projeto e loja de móveis. Abaixo, seguem-se as cidades de grande expressão moveleira no Brasil:

Curitiba/PR
São Bernardo do Campo/SP
 Itatiba/SP
Ubá/MG
 Bento Gonçalves/RS
São Bento do Sul/SC
Rio Negrinho/SC
Linhares/ES
Arapongas/PR



Projetos de designers famosos da mobiliária:


    


Lina Bo Bardi

Arne Jacobsen
 



John Graz

Joaquim Tenreiro
   

Josef Hoffmann: designs funcionais e simples


Arquiteto austríaco, revolucionário intelectual pioneiro do movimento moderno e Arte Deco. Estudou arquitetura na Academia de Belas-Artes de Viena, Áustria, tendo como professores em arquitetura de Art Nouveau, Otto Wagner e Carl von Hasenauer , cujas teorias do funcional e do moderno influenciaram profundamente a sua obra. Em 1897, inspirado por Mackintosh e a Escola de Glasgow, foi um dos fundadores com Gustav Klimt da associação revolucionaria de artistas e arquitetos, a "Secessão de Viena". Em 1903, ele fundou com os arquitetos Koloman Moser e José Maria Olbrich, a Wiener Werkstätte ("Viena Workshop"), um conjunto de artistas que em 1905 com Hoffmann e Klimt a liderarem, desenharam o Palais Stoclet na capital do Art Nouveu, Bruxelas.


Desejavam um novo renascimento para as artes, utilizando o abstrato e as formas puras para o desenho tanto de edifícios e mobiliário, como em trabalhos de vidro e metais. As obras de Hoffman combinam funcionalidade e simplicidade, produção artesanal com detalhes refinados e inovadores e uma predileção pela geometria. O funcional com clareza e pureza resume a sua assinatura. Um arquiteto e designer altamente individualista. Os seus trabalhos foram uma combinação entre a simplicidade, produção artesanal e uma refinada estética ornamental.


 Mobiliário reciclado não pode ter design ousado?

 Estes dois projetos muito interessantes são feitos a partir de materiais reciclados e com um design super ousado.
 
Poltrona e pufe dos designers italianos Angelo Bucci e Sara Armento. Produzido com papelão reciclado a poltrOOn e o pOOf custam €80,00 os dois.

Cadeira SIE43, feita com garrafas pet e estrutura em aço, semelhante à poltrona La Chaise do Charles e Ray Eames. A criação é do designer polonês Pawel Grunert.

















Carlo Colombo - Poltrona Blueberry
Muito ousada, esta poltrona é chamada Blueberry. Recoberta por almofadas esféricas de espuma que não deformam, além de linda parece ser muito confortável e pode ser encontrada nas cores: violeta e branco, vinho e branco, vinho, preto e preto e branco. Foi criada pelo arquiteto italiano Carlo Colombo pelo estúdio de design BYografia.  

Mobiliário de Escritório




Mobiliário de jardim e terraço
  
Mobiliário Urbano








0 comentários:

Postar um comentário